Glossário

[Nota]

O glossário a seguir ajudará você a se familiarizar com o produto ao entender a terminologia usada em impressão e mencionada neste manual do usuário.

802.11

802.11 é um conjunto de padrões para comunicação de rede local sem fio (WLAN), desenvolvido pelo IEEE LAN/MAN Standards Committee (IEEE 802).

802.11b/g/n

O padrão 802.11b/g/n pode compartilhar o mesmo hardware e usar banda de 2,4 GHz. A largura de banda do 802.11b é de até 11 Mbps, enquanto que a do 802.11n é de até 150 Mbps. Os dispositivos 802.11b/g/n podem sofrer interferência ocasional de fornos de microondas, telefones sem fio e dispositivos Bluetooth.

Ponto de acesso

Ponto de acesso ou ponto de acesso sem fio (AP ou WAP) é um dispositivo que conecta dispositivos de comunicação sem fio em redes locais sem fio (WLAN) e age como um transmissor central e receptor de sinais de rádio da WLAN.

Alimentador automático de documentos (ADF)

Um alimentador automático de documentos (ADF) é uma unidade de digitalização que alimenta automaticamente uma folha do documento original de cada vez para que o equipamento possa digitalizar várias folhas ao mesmo tempo.

AppleTalk

O AppleTalk é um conjunto de protocolos pertencente e desenvolvido pela Apple, Inc para redes de computadores. Ele foi incluído no Mac original (1984) e deixou de ser usado pela Apple em função do TCP/IP.

Profundidade de bits

Termo gráfico de computadores que descreve o número de bits usados para representar a cor de um único pixel em uma imagem bitmap. Uma profundidade maior de cores fornece um intervalo mais amplo de cores distintas. À medida que o número de bits aumenta, o número de cores possíveis se torna grande demais para um mapa de cores. Um esquema de cores de 1 bit é normalmente chamado de monocromático ou preto-e-branco.

BMP

Um formato gráfico de bitmap usado internamente pelo subsistema gráfico do Microsoft Windows (GDI), empregado normalmente como um formato de arquivo gráfico simples nessa plataforma.

BOOTP

Bootstrap Protocol. Um protocolo de rede usado por um cliente de rede para obter seu endereço IP automaticamente. Geralmente, esse procedimento é executado no processo de inicialização dos computadores ou de seus sistemas operacionais. Os servidores BOOTP atribuem o endereço IP de um conjunto de endereços a cada cliente. O BOOTP permite que ’estações de trabalho sem disco’ obtenham um endereço IP antes de carregar qualquer sistema operacional avançado.

CCD

O dispositivo de acoplamento por carga (CCD) é um dispositivo de hardware que torna possível a digitalização. O mecanismo de travamento do CCD também é usado para fixar o módulo do dispositivo de acoplamento por carga, impedindo que qualquer dano seja causado quando o equipamento é movido.

Agrupamento

O agrupamento é um processo de impressão de vários trabalhos de cópia em grupos. Quando o agrupamento é selecionado, o dispositivo imprime um conjunto inteiro antes de imprimir cópias adicionais.

Painel de controle

Um painel de controle é uma área plana, normalmente vertical, em que os instrumentos de controle e monitoração são exibidos. Geralmente, ele é encontrado na parte frontal do equipamento.

Cobertura

Termo usado para medir o uso do toner na impressão. Por exemplo, 5% de cobertura significa que um papel de tamanho A4 possui aproximadamente 5% de imagens ou textos. Portanto, se o papel ou o documento possuir imagens complexas ou uma grande quantidade de texto, a cobertura será superior e, ao mesmo tempo, a utilização de toner corresponderá à cobertura.

CSV

Valores separados por vírgulas (CSV). Um tipo de formato de arquivo, o CSV é usado para trocar dados entre aplicativos diferentes. Esse formato de arquivo, na forma usada pelo Microsoft Excel, tornou-se um pseudo-padrão em todo o setor, até mesmo em plataformas não Microsoft.

Alimentador automático de documentos duplex

Um alimentador automático de documentos duplex (DADF) é uma unidade de digitalização que alimenta e inverte automaticamente uma folha de papel para que o equipamento possa digitalizar os dois lados do papel.

Padrão

O valor ou a configuração em vigor quando a impressora é retirada da caixa, redefinida ou inicializada.

DHCP

O Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) é um protocolo de rede cliente-servidor. Um servidor DHCP fornece parâmetros de configuração específicos para o host cliente DHCP que, geralmente, solicita as informações necessárias para participar de uma rede IP. O DHCP também fornece um mecanismo para alocação de endereços IP em hosts clientes.

DIMM

Dual Inline Memory Module (DIMM) é uma pequena placa de circuito onde a memória reside. A memória DIMM armazena todos os dados presentes no equipamento, como dados de impressão ou de fax recebidos.

DLNA

A Digital Living Network Alliance (DLNA) é um padrão que permite que os dispositivos de uma rede doméstica compartilhem informações uns com os outros via rede.

DNS

O Domain Name Server (DNS) é um sistema que armazena informações associadas a nomes de domínios em um banco de dados distribuído em redes, como a Internet.

Impressora matricial

Uma impressora matricial é um tipo de impressora de computador com uma cabeça de impressão que percorre a página de um lado para outro e imprime por impacto ao pressionar uma fita de tecido que contém tinta contra o papel (semelhante a uma máquina de escrever).

PPP

Pontos por polegada (PPP) é uma medida de resolução usada para digitalização e impressão. Geralmente, um PPP alto gera uma resolução mais alta, detalhes mais visíveis na imagem e um tamanho de arquivo maior.

DRPD

Detecção de padrão de toque diferenciado. O Toque diferenciado é um serviço oferecido pelas companhias telefônicas que permite que o usuário atenda vários números de telefone diferentes usando uma única linha.

Duplex

Um mecanismo que vira uma folha de papel automaticamente para que o equipamento possa imprimir (ou digitalizar) nos dois lados do papel. Uma impressora equipada com uma unidade duplex pode imprimir em ambos os lados do papel durante um único ciclo de impressão.

Ciclo de trabalho

O ciclo de trabalho é a quantidade de páginas que não afeta o desempenho da impressora durante um mês. Geralmente, a impressora possui limitações de vida útil, como páginas por ano. A vida útil representa a capacidade média de impressões, normalmente no período de garantia. Por exemplo, se o ciclo de trabalho for de 48.000 páginas por mês, considerando 20 dias úteis, o limite de uma impressora é de 2.400 páginas por dia.

ECM

O modo de correção de erros (ECM) é um modo de transmissão opcional existente em equipamentos de fax ou fax modem Classe 1. Ele automaticamente detecta e corrige erros no processo de transmissão de fax que, em alguns casos, são ocasionados por ruídos na linha telefônica.

Emulação

A emulação é uma técnica usada por um equipamento para obter os mesmos resultados de outro.

Um emulador copia as funções de um sistema em um sistema diferente, de modo que o segundo sistema se comporta como o primeiro. A emulação se concentra na reprodução exata de um comportamento externo, ao contrário de uma simulação que consiste em um modelo abstrato da operação de um sistema, muitas vezes levando em consideração seu estado interno.

Ethernet

A Ethernet é uma tecnologia de rede de computadores com base em quadros para redes locais (LANs). Ela define o cabeamento e a sinalização da camada física, além dos formatos dos quadros e protocolos para o controle de acesso a mídias (MAC)/camada de enlace do modelo OSI. A Ethernet é mais comumente padronizada como IEEE 802.3. Ela se tornou a tecnologia de LAN mais difundida desde os anos 90 até hoje.

EtherTalk

Um conjunto de protocolos desenvolvido pela Apple Computer para rede de computadores. Ele foi incluído no Mac original (1984) e deixou de ser usado pela Apple em função do TCP/IP.

FDI

A Interface de dispositivo externo (FDI) é uma placa instalada dentro do equipamento para permitir a utilização de um dispositivo de terceiros, como um dispositivo operado por moedas ou um leitor de cartões. Esses dispositivos permitem cobrar pelas impressões produzidas pelo equipamento.

FTP

O File Transfer Protocol (FTP) é frequentemente usado para trocar arquivos por meio de qualquer rede que ofereça suporte ao protocolo TCP/IP (como a Internet ou uma intranet).

Unidade do fusor

A peça de uma impressora a laser que promove a fusão do toner com o material de impressão. Ela é composta por um cilindro de aquecimento e um cilindro de pressão. Após a transferência do toner para o papel, a unidade de fusão aplica calor e pressão para garantir que o toner continue no papel permanentemente, razão pela qual o papel apresenta-se quente ao sair de uma impressora a laser.

Gateway

Uma conexão entre redes de computadores ou entre um computador e uma rede de computadores e uma linha telefônica. O gateway é muito popular, já que é um computador ou uma rede que permite o acesso a outro computador ou rede.

Escala de cinza

Sombras na cor cinza que representam áreas claras ou escuras quando imagens coloridas são convertidas em tons de cinza; as cores são representadas por várias sombras em cinza.

Meios-tons

Um tipo de imagem que simula a escala de cinza por meio da variação do número de pontos. Áreas muito coloridas consistem em um grande número de pontos, enquanto que áreas claras consistem em um número menor de pontos.

Dispositivo de armazenamento em massa (HDD)

O dispositivo de armazenamento em massa (HDD), muitas vezes chamado de unidade de disco ou disco rígido, é um dispositivo de armazenamento não volátil que armazena dados codificados digitalmente em discos giratórios de alta velocidade com superfícies magnéticas.

IEEE

O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) é uma organização profissional internacional sem fins lucrativos voltada para o avanço da tecnologia relacionada à eletricidade.

IEEE 1284

O padrão de porta paralela 1284 foi desenvolvido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). O termo "1284-B" está relacionado a um tipo de conector específico na extremidade do cabo paralelo que é conectado ao periférico (uma impressora, por exemplo).

Intranet

Uma rede privada que usa os protocolos da Internet, conectividade de rede e, possivelmente, o sistema de telecomunicações público para compartilhar com segurança parte das informações ou operações de uma organização com seus funcionários. Algumas vezes, o termo faz referência somente ao serviço mais visível, o site interno.

Endereço IP

Um endereço Internet Protocol (IP) é um número exclusivo usado na identificação e comunicação de dispositivos em uma rede que segue o padrão IP.

IPM

As imagens por minuto (IPM) são uma forma de medir a velocidade de uma impressora. Uma taxa de IPM indica o número de folhas com apenas um lado que a impressora pode processar em um minuto.

IPP

O Internet Printing Protocol (IPP) é um protocolo padrão para imprimir e gerenciar trabalhos de impressão, tamanhos de mídia, resolução e assim por diante. O IPP pode ser usado localmente ou pela Internet para centenas de impressoras, além de oferecer suporte a controle de acesso, autenticação e criptografia, o que o torna uma solução de impressão muito mais segura e eficaz do que as anteriores.

IPX/SPX

IPX/SPX significa Internet Packet Exchange/Sequenced Packet Exchange. Ele é um protocolo de rede usado pelos sistemas operacionais Novell NetWare. O IPX e o SPX oferecem serviços de conexão semelhantes ao TCP/IP, sendo que o protocolo IPX apresenta semelhanças com o IP e o SPX apresenta semelhanças com o TCP. O IPX/SPX foi projetado inicialmente para redes locais (LANs) e é um protocolo muito eficiente para este fim (normalmente seu desempenho supera o TCP/IP em uma LAN).

ISO

A International Organization for Standardization (ISO) é uma organização que controla o estabelecimento de padrões internacionais e é composta por representantes de organizações de padronização de vários países. Ela é responsável por estabelecer padrões comerciais e industriais para o mundo inteiro.

ITU-T

A International Telecommunication Union é uma organização internacional estabelecida para padronizar e regulamentar telecomunicações e comunicações por rádio internacionais. Suas tarefas principais incluem padronização, alocação do espectro de rádio e organização de ajustes de interconexão entre diferentes países para possibilitar chamadas telefônicas internacionais. O -T em ITU-T indica telecomunicação.

Gráfico ITU-T No. 1

Gráfico de teste padronizado publicado pelo ITU-T para transmissões de documentos por fax.

JBIG

O Joint Bi-level Image Experts Group (JBIG) é um padrão de compactação de imagens sem nenhuma perda de precisão ou qualidade projetado para a compactação de imagens binárias, especificamente para fax, podendo também ser usado em outras imagens.

JPEG

O Joint Photographic Experts Group (JPEG) é um método padrão de compactação com perdas usado frequentemente em imagens fotográficas. Ele é o formato usado para armazenar e transmitir fotografias na World Wide Web.

LDAP

O Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) é um protocolo de rede para consulta e modificação de serviços de diretório em execução sobre o TCP/IP.

LED

Um diodo emissor de luz (LED) é um dispositivo semicondutor que indica o status de um equipamento.

Endereço MAC

O Media Access Control (MAC) é o identificador exclusivo associado a um adaptador de rede. O endereço MAC é um identificador exclusivo de 48 bits geralmente escrito com 12 caracteres hexadecimais agrupados em pares (por exemplo: 00-00-0c-34-11-4e). Normalmente, esse endereço é codificado em uma placa de rede (NIC) pelo fabricante e é usado como um auxílio para roteadores que tentam localizar computadores em redes grandes.

Periférico multifuncional (MFP)

Um periférico multifuncional (MFP) é um equipamento de escritório que inclui impressora, copiadora, fax, scanner, etc, em um mesmo gabinete.

MH

Modified Huffman (MH) é um método de compactação para diminuir a quantidade de dados que precisam ser transmitidos entre equipamentos de fax para transferir a imagem recomendada pelo ITU-T T.4. O MH é um esquema de codificação de comprimento de execução baseado em livro de códigos otimizado para compactar espaços em branco de forma eficiente. Como a maioria dos fax consiste principalmente em espaços em branco, isso minimiza o tempo de transmissão da maioria dos fax.

MMR

Modified Modified READ (MMR) é um método de compactação recomendado pelo ITU-T T.6.

Modem

Um dispositivo que modula um sinal de operadora para codificar informações digitais, além de desmodular esse sinal da operadora para decodificar informações transmitidas.

MR

Modified Read (MR) é um método de compactação recomendado pelo ITU-T T.4. O MR codifica a primeira linha digitalizada usando o MH. A linha seguinte é comparada à primeira, as diferenças são determinadas e, em seguida, codificadas e transmitidas.

NetWare

Sistema operacional de rede desenvolvido pela Novell, Inc. No início, usava multitarefas colaborativas para executar vários serviços em um PC. Seus protocolos de rede se baseavam em uma pilha Xerox XNS prototípica. Hoje, o NetWare oferece suporte ao TCP/IP e ao IPX/SPX.

OPC

O Organic Photo Conductor (OPC) é um mecanismo que cria uma imagem virtual para impressão usando um raio de laser emitido por uma impressora a laser. Geralmente, ele possui cor verde ou cinza e um formato cilíndrico.

A superfície do tambor existente em uma unidade de digitalização sofre um lento desgaste ao ser usada na impressora. A unidade deve ser substituída de forma adequada devido ao desgaste causado pelo contato com a escova de revelação do cartucho, com o mecanismo de limpeza e com o papel.

Originais

A primeira amostra de algo, como um documento, fotografia, texto etc, que é copiada, reproduzida ou convertida para produzir outras, mas que não representa em si uma cópia e nem deriva de outras fontes.

OSI

Open Systems Interconnection (OSI) é um modelo desenvolvido pela International Organization for Standardization (ISO) para comunicações. O OSI oferece uma abordagem padrão e modular para o design da rede que divide o conjunto necessário de funções complexas em camadas gerenciáveis, autônomas e funcionais. As camadas são, de cima a baixo: Aplicação, Apresentação, Sessão, Transporte, Rede, Enlace e Física.

PABX

Um Private Automatic Branch Exchange (PABX) é um sistema de comutação telefônica automático em uma empresa privada.

PCL

Printer Command Language (PCL) é uma Page Description Language (PDL) desenvolvida pela HP como um protocolo de impressão que se tornou um padrão no setor. Desenvolvido originalmente para as primeiras impressoras a jato de tinta, o PCL foi lançado em vários níveis: para impressoras matriciais, térmicas e a laser.

PDF

O Portable Document Format (PDF) é um formato de arquivo pertencente e desenvolvido pela Adobe Systems para representar documentos bidimensionais em um formato independente de dispositivo e resolução.

PostScript

PostScript (PS) é uma linguagem de descrição de páginas e de programação usada principalmente na área de editoração eletrônica. Ele é executado em um interpretador para gerar uma imagem.

Driver de impressão

Um programa usado para enviar comandos e transferir dados do computador para a impressora.

Materiais de impressão

Materiais como papel, envelopes, etiquetas e transparências que podem ser usados em uma impressora, um scanner, um equipamento de fax ou uma copiadora.

PPM

Páginas por minuto (PPM) é um método de medição para determinar a velocidade de funcionamento da impressora. Ele é equivalente ao número de páginas que a impressora pode produzir em um minuto.

Arquivo PRN

Uma interface para um driver de dispositivo que permite que o software interaja com o driver usando chamadas de sistema de entrada/saída padrão que simplificam muitas tarefas.

Protocolo

Uma convenção ou um padrão que controla ou habilita a conexão, a comunicação e a transferência de dados entre dois pontos de extremidade computacionais.

PS

Consulte PostScript.

PSTN

A Rede telefônica pública comutada (PSTN) é constituída pelas redes telefônicas de circuito comutado de todo o mundo. Geralmente, ela é roteada através de mesas telefônicas em instalações industriais.

RADIUS

Remote Authentication Dial In User Service (RADIUS) é um protocolo para autenticação remota de usuários e contabilidade. O RADIUS possibilita o gerenciamento centralizado de dados de autenticação como nomes de usuários e senhas usando um conceito de autenticação, autorização e contabilidade para gerenciar o acesso à rede.

Resolução

A nitidez de uma imagem, medida em pontos por polegada (PPP). Quanto maior o número de pontos por polegada, maior a resolução.

SMB

Server Message Block (SMB) é um protocolo de rede aplicado principalmente a arquivos de compartilhamento, impressoras, portas seriais e comunicações variadas entre nós de uma rede. Ele também oferece um mecanismo de comunicação autenticada entre processos.

SMTP

O Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é o padrão para transmissões de email pela Internet. O SMTP é um protocolo relativamente simples, baseado em texto, em que um ou mais destinatários de uma mensagem são especificados e, em seguida, a mensagem de texto é transferida. Ele é um protocolo cliente-servidor, onde o cliente transmite uma mensagem de email para o servidor.

SSID

Service Set Identifier (SSID) é o nome de uma rede local sem fio (WLAN). Todos os dispositivos sem fio em uma WLAN usam o mesmo SSID para comunicação. Os SSIDs diferenciam maiúsculas de minúsculas e possuem um comprimento máximo de 32 caracteres.

Máscara de sub-rede

A máscara de sub-rede é usada em conjunto com o endereço de rede para determinar qual parte do endereço representa a rede e qual parte representa o host.

TCP/IP

O Transmission Control Protocol (TCP) e Internet Protocol (IP); o conjunto de protocolos de comunicação que implementa a pilha de protocolos sobre a qual a Internet e a maioria das redes comerciais funcionam.

TCR

O Relatório de confirmação de transmissão (TCR) oferece detalhes sobre cada transmissão, como status do trabalho, o resultado da transmissão e o número de páginas enviadas. Esse relatório pode ser configurado para impressão depois de cada trabalho ou apenas depois de transmissões com falha.

TIFF

O Tagged Image File Format (TIFF) é um formato de imagem bitmap com resolução variável. O TIFF descreve dados de imagens tipicamente provenientes de scanners. Imagens TIFF usam identificações, palavras-chave que definem as características da imagem incluída no arquivo. Esse formato flexível e independente de plataforma pode ser usado para imagens que foram produzidas por vários aplicativos de processamento de imagens.

Cartucho de toner

Um tipo de frasco ou recipiente usado em equipamentos como impressoras e que contém toner. O toner é um pó usado em impressoras e copiadoras a laser para formar o texto e as imagens no papel impresso. Ele pode ser derretido pela combinação de calor/pressão aplicada pela unidade de fusão, o que causa sua adesão às fibras do papel.

TWAIN

Um padrão do setor para scanners e software. O uso de um scanner e um programa compatíveis com o padrão TWAIN permite iniciar digitalizações a partir do programa. Trata-se de uma API de captura de imagem para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Apple Mac.

Caminho UNC

O Uniform Naming Convention (UNC) é um modo padrão de acessar compartilhamentos de rede no Windows NT e em outros produtos Microsoft. O formato de um caminho UNC é: \\<nome_do_servidor>\<nome_do_compartilhamento>\<Diretório adicional>

URL

O Uniform Resource Locator (URL) é o endereço global de documentos e recursos na Internet. A primeira parte do endereço indica o protocolo que deve ser usado e a segunda parte especifica o endereço IP ou o nome do domínio onde o recurso está localizado.

USB

Universal Serial Bus (USB) é um padrão desenvolvido pela USB Implementers Forum, Inc., para conectar computadores e periféricos. Diferentemente da porta paralela, o USB é projetado para conectar de forma simultânea uma única porta USB do computador a vários periféricos.

Marca d’água

Uma marca d’água é uma imagem ou um padrão reconhecível em papel que parece mais claro quando exibida pela luz transmitida. As marcas d’água foram introduzidas pela primeira vez em Bolonha, na Itália, em 1282; elas foram usadas por fabricantes de papel para identificar seus produtos e também em selos de postagem, moedas e outros documentos públicos para combater a falsificação.

WEP

O Wired Equivalent Privacy (WEP) é um protocolo de segurança especificado no padrão IEEE 802.11 para fornecer o mesmo nível de segurança que uma LAN com fio. O WEP oferece segurança criptografando os dados enviados por rádio de forma que eles sejam protegidos ao serem transmitidos de um ponto de extremidade para outro.

WIA

A Windows Imaging Architecture (WIA) é uma arquitetura de imagens introduzida originalmente no Windows Me e no Windows XP. A digitalização pode ser iniciada a partir desses sistemas operacionais usando um scanner compatível com WIA.

WPA

Wi-Fi Protected Access (WPA) é uma classe de sistemas de proteção de redes de computadores sem fio (Wi-Fi) que foi criada para aprimorar os recursos de segurança do WEP.

WPA-PSK

WPA-PSK (WPA Pre-Shared Key) é um modo especial de WPA para pequenas empresas e usuários domésticos. Uma chave compartilhada, ou senha, é configurada no ponto de acesso sem fio (WAP) e em quaisquer dispositivos de desktop ou laptop sem fio. O WPA-PSK gera uma chave exclusiva para cada sessão entre um cliente sem fio e o WAP associado, proporcionando uma maior segurança.

WPS

O Wi-Fi Protected Setup (WPS) é um padrão de configuração de redes domésticas sem fio. Se o seu ponto de acesso sem fio oferecer suporte ao WPS, você poderá configurar a conexão de rede sem fio facilmente sem usar um computador.

XPS

A XML Paper Specification (XPS) é uma especificação de uma linguagem de descrição de página (PDL) e um novo formato de documento desenvolvidos pela Microsoft que apresenta benefícios para documentos portáteis e eletrônicos. Trata-se de uma especificação XML baseada em um novo caminho de impressão e um formato de documento independente de dispositivo baseado em vetor.