Informações de regulamentação

Este equipamento foi desenvolvido para ambientes de trabalho normais e é certificado para atender a várias regulamentações.

Declaração de segurança de equipamentos a laser

A impressora é certificada nos Estados Unidos de acordo com os requisitos do DHHS 21 CFR, capítulo 1, subcapítulo J para produtos a laser Classe I(1) e, em outros países, é certificada como produto a laser Classe I de acordo com os requisitos da norma IEC 60825-1: 2007.

Os produtos a laser Classe I não são considerados perigosos. O sistema a laser e a impressora foram projetados de modo que não haja exposição à radiação de laser superior ao nível Classe I durante o funcionamento normal, manutenção pelo usuário ou em condições de serviço predeterminadas.

Aviso

Nunca use nem efetue manutenção na impressora sem a tampa de proteção do conjunto laser/scanner. O feixe refletido, embora invisível, pode causar lesões oculares.

Ao usar este equipamento, siga sempre estas precauções básicas de segurança para reduzir o risco de incêndios, choques elétricos ou lesões corporais:

Segurança do ozônio

A taxa de emissão de ozônio deste produto está abaixo de 0,1 ppm. Como o ozônio é mais pesado do que o ar, mantenha o produto em um local com boa ventilação.

Economia de energia

Esta impressora possui tecnologia avançada de economia de energia para reduzir o consumo de eletricidade quando não se encontra em utilização.

Quando a impressora não recebe dados durante um período prolongado, o consumo de energia é reduzido automaticamente.

ENERGY STAR e a marca ENERGY STAR são marcas registradas nos EUA.

Para obter mais informações sobre o programa ENERGY STAR, consulte http://www.energystar.gov.

Para modelos certificados pela ENERGY STAR, o rótulo ENERGY STAR estará no seu equipamento. Verifique se o equipamento é certificado pela ENERGY STAR.

Reciclagem

Recicle ou descarte a embalagem deste produto de forma responsável e respeitando o meio ambiente.

Descarte correto do produto (descarte de equipamentos elétricos e eletrônicos)

(Aplicável a países com sistemas de coleta diferenciada)

Esta marca no produto, em acessórios ou na literatura indica que o produto e seus acessórios eletrônicos (por exemplo, carregador, headset, cabo USB) não devem ser descartados juntamente com lixo doméstico no fim de suas vidas úteis. Para evitar possíveis danos no ambiente ou na saúde humana provocados por uma eliminação não controlada dos resíduos, separe estes itens de outros tipos de resíduos e recicle-os de forma responsável para promover a reutilização sustentável dos recursos materiais.

Os usuários domésticos devem entrar em contato com as lojas onde adquiriram este produto ou com o órgão de governo local para obter informações detalhadas sobre onde e como esses itens podem ser reciclados de maneira segura para o meio-ambiente.

Os usuários comerciais devem entrar em contato com seus fornecedores e verificar os termos e as condições do contrato de compra. Este produto e seus acessórios eletrônicos não devem ser misturados com outros lixos comerciais para descarte.

(Somente Estados Unidos da América)

Descarte os produtos eletrônicos indesejados por intermédio do representante de reciclagem. Para encontrar o local mais próximo para reciclagem, vá para o nosso site: www.samsung.com/recyclingdirect Ou ligue para (877) 278 - 0799

Aviso da Proposição 65 do Estado da Califórnia (EUA somente)

Somente Taiwan

Emissões de radiofrequência

Informações da FCC para o usuário

Este dispositivo está em conformidade com a Parte 15 dos Regulamentos da FCC. A operação está sujeita a estas duas condições:

  • O dispositivo não pode causar interferência nociva.

  • O dispositivo deve aceitar qualquer tipo de interferência recebida, mesmo aquelas que podem afetar sua operação.

Este equipamento foi testado, tendo sido comprovado que está em conformidade com os limites para os dispositivos digitais Classe B, de acordo com a Parte 15 dos Regulamentos da FCC. Esses limites foram estipulados a fim de proporcionar uma proteção razoável contra interferência nociva em instalações residenciais. Este equipamento gera, usa e pode irradiar energia de radiofrequência. Se não for instalado e usado de acordo com as instruções, ele poderá causar interferência prejudicial às comunicações de rádio. No entanto, não existe qualquer garantia de que não haverá interferência em determinadas instalações. Se este equipamento causar interferência prejudicial à recepção de rádio ou televisão, o que pode ser determinado desligando-o e ligando-o novamente, recomenda-se tentar resolver o problema através de uma ou mais das seguintes medidas:

  • Reoriente ou reposicione a antena receptora.

  • Aumente a distância entre o equipamento e o receptor.

  • Conecte o equipamento a uma tomada pertencente a um circuito elétrico diferente daquele ao qual o receptor está ligado.

  • Consulte o revendedor ou um técnico de rádio/TV experiente para obter ajuda.

[Nota]

Quaisquer alterações ou modificações que não sejam expressamente aprovadas pelo fabricante responsável pela conformidade poderão anular a autorização do usuário para usar o equipamento.

Regulamentações canadenses sobre interferência de rádio

Este equipamento digital não excede os limites da Classe B para emissões de ruído de rádio de aparelhos digitais, conforme estabelecido no padrão para equipamentos que causam interferência intitulado "Digital Apparatus", ICES-003 da Industry and Science Canada.

Cet appareil numérique respecte les limites de bruits radioélectriques applicables aux appareils numériques de Classe B prescrites dans la norme sur le matériel brouilleur : “Appareils Numériques”, ICES-003 édictée par l’Industrie et Sciences Canada.

Estados Unidos da América

Comissão Federal de Comunicações (FCC)

Equipamentos de emissão intencional, de acordo com FCC Parte 15

O sistema da impressora pode conter dispositivos de rede LAN via rádio de baixa potência integrados (dispositivos de comunicação sem fio por radiofrequência – RF) na faixa de 2,4/5 GHz. Esta seção aplica-se somente quando esses dispositivos estão presentes. Consulte a etiqueta do sistema para verificar a presença de dispositivos sem fio.

Os dispositivos sem fio que podem estar presentes no sistema só estarão qualificados para utilização nos Estados Unidos da América se a etiqueta do sistema contiver um número de identificação da FCC.

A FCC estabeleceu uma diretriz geral sobre o afastamento mínimo de 20 cm entre o dispositivo e o corpo durante a utilização de dispositivos sem fio próximos ao corpo (extremidades não incluídas). Este dispositivo deverá ser usado a mais de 20 cm de distância do corpo quando os dispositivos sem fio estiverem ligados. A emissão de energia dos dispositivos sem fio internos da impressora está abaixo dos limites de exposição à radiofrequência determinados pela FCC.

Este transmissor não deve ser usado em conjunto com outras antenas ou transmissores.

A operação deste dispositivo está sujeita às duas condições a seguir: (1) não pode causar interferência prejudicial e (2) o dispositivo deve aceitar qualquer interferência recebida, incluindo qualquer uma que possa causar funcionamento indesejado.

[Atenção]

Os dispositivos sem fio não podem ser reparados pelo usuário. Não os modifique em nenhuma circunstância. A modificação de dispositivos sem fio anulará a autorização para operá-los. Entre em contato com o fabricante para efetuar a manutenção.

Declarações da FCC para o uso de LAN sem fio:

[Atenção]

Na instalação e utilização deste transmissor e do conjunto de antenas, o limite de exposição à radiofrequência de 1 mW/cm² poderá ser excedido em distâncias próximas à antena instalada. Assim, o usuário deve manter sempre uma distância mínima de 20 cm da antena. Este dispositivo não pode ser posicionado juntamente com outros transmissores ou antenas transmissoras.

Somente Rússia

Somente Alemanha

Somente Turquia

Somente para a Tailândia

Somente Canadá

Este produto atende às especificações técnicas industriais do Canadá aplicáveis. / Le present materiel est conforme aux specifications techniques applicables d’Industrie Canada.

O número de equivalência de chamada (REN) é um indicador do número máximo de dispositivos que pode ser conectado a uma interface telefônica. A terminação de uma interface pode ser formada por qualquer combinação de dispositivos, desde que a soma dos números REN de todos os dispositivos conectados não exceda cinco. / L’indice d’equivalence de la sonnerie (IES) sert a indiquer le nombre maximal de terminaux qui peuvent etre raccordes a une interface telephonique. La terminaison d’une interface peut consister en une combinaison quelconque de dispositifs, a la seule condition que la somme d’indices d’equivalence de la sonnerie de tous les dispositifs n’excede pas cinq.

Identificação de faxes

O decreto norte-americano de proteção aos clientes de serviços telefônicos (Telephone Consumer Protection Act, 1991) tornou ilegal o uso de computadores ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos para enviar mensagens via FAX que não contenham na margem superior ou inferior de cada página transmitida, ou na primeira página da transmissão, as seguintes informações:

  1. a data e a hora da transmissão.

  2. a identificação da empresa, entidade ou indivíduo que está enviando a mensagem.

  3. o número de telefone do aparelho de fax, empresa, entidade ou indivíduo emissor.

A companhia telefônica poderá fazer alterações em suas instalações, equipamentos ou procedimentos sempre que for necessário para a manutenção de suas operações, desde que não sejam inconsistentes com a Parte 68 das regras e regulamentações da FCC. Se tais alterações puderem, de alguma forma, tornar o equipamento de terminal do cliente incompatível com os recursos de comunicação da companhia telefônica, exigir a modificação ou alteração de tal equipamento ou afetar sua utilização ou seu desempenho, o cliente deverá ser previamente avisado, por escrito, para que possa tomar as medidas necessárias para evitar a interrupção dos serviços.

Número de equivalência de chamada

O Número de equivalência de chamada e o Número de registro na FCC deste equipamento podem ser encontrados na etiqueta fixada na parte inferior ou traseira do equipamento. Em alguns casos, pode ser necessário informar esses números à companhia telefônica.

O Número de equivalência de chamada (REN) é uma medição da carga elétrica aplicada à linha telefônica e é útil para determinar se ela foi sobrecarregada. A instalação de vários tipos de equipamentos na mesma linha pode causar problemas na discagem e no recebimento de telefonemas, especialmente ao afetar os toques quando a linha é chamada. A soma de todos os números de equivalência de chamada em sua linha telefônica deve ser inferior a 5 para garantir o funcionamento correto dos serviços oferecidos pela companhia telefônica. Em alguns casos, uma soma igual a 5 pode não ser adequada à linha. Se qualquer um de seus dispositivos telefônicos não estiver operando de forma adequada, desconecte-o da linha para não causar danos à rede telefônica.

O equipamento está em conformidade com a Parte 68 dos regulamentos da FCC e com os requisitos adotados pelo ACTA. Na parte posterior do equipamento, existe uma etiqueta que contém, entre outras informações, o identificador do produto no formato US:AAAEQ##TXXXX. Se for solicitado, esse número deverá ser fornecido para a companhia telefônica.

[Atenção]

Os regulamentos da FCC determinam que qualquer alteração ou modificação neste equipamento não aprovada pelo fabricante poderá revogar a autorização do usuário para operá-lo. Se um equipamento de terminal causar danos à rede, a companhia telefônica deverá informar ao cliente que o serviço poderá ser interrompido. No entanto, quando o aviso prévio não é possível, a companhia poderá interromper o fornecimento dos serviços temporariamente, desde que:

  1. avise o cliente imediatamente.

  2. conceda ao cliente uma oportunidade de solucionar o problema do equipamento.

  3. informe ao cliente sobre o direito de registrar uma reclamação junto à FCC relativa aos procedimentos definidos na Subparte E da Parte 68 das regras e regulamentações da FCC.

Outras informações

  • Seu equipamento não foi projetado para ser conectado a um PABX digital.

  • A utilização de modems de computador ou de fax modems na mesma linha à qual o equipamento está conectado poderá causar problemas de transmissão e recepção em todos os equipamentos conectados. É recomendável que nenhum outro dispositivo, com exceção de um aparelho de telefone convencional, compartilhe a linha com seu equipamento.

  • Se houver uma alta incidência de raios ou surtos elétricos em sua região, recomendamos instalar proteções contra surtos elétricos nas linhas de alimentação e de telefone. Essas proteções podem ser adquiridas em seu revendedor ou em qualquer loja especializada.

  • Ao programar números de emergência e/ou ao fazer ligações de teste para números de emergência, use um número normal para alertar o operador do serviço de emergência sobre suas intenções. O operador fornecerá informações adicionais sobre como testar o número de emergência.

  • Este equipamento não deve ser usado em serviços de telefonia pública nem em linhas de bate-papo.

  • Este equipamento oferece acoplamento magnético para aparelhos auditivos.

Este equipamento pode ser conectado com segurança à rede telefônica através de um conector modular padrão USOC RJ-11C.

Substituindo o plugue (somente para o Reino Unido)

Importante

O cabo de alimentação deste equipamento possui um plugue de 13 A (BS 1363) equipado com um fusível de 13 A. Ao substituir ou examinar o fusível, recoloque o fusível de 13 A correto. A cobertura do fusível deverá ser substituída. Caso tenha perdido a cobertura, não use o plugue até adquirir uma nova cobertura.

Entre em contato com o local em que o equipamento foi comprado.

O plugue de 13 A é o tipo mais utilizado no Reino Unido e é adequado ao equipamento. No entanto, talvez alguns prédios (em especial, os mais antigos) não possuam tomadas de 13 A padrão. Nesse caso, será necessário adquirir um adaptador adequado. Não remova o plugue do cabo.

[Atenção]

Se você cortar o plugue moldado, descarte-o imediatamente. Não é possível reconectá-lo e você poderá receber um choque se ligá-lo na tomada.

Aviso importante:

Este equipamento deverá ser aterrado.

Os fios do cabo de alimentação possuem o seguinte código de cores:

  • Verde e amarelo : Terra.

  • Azul: Neutro.

  • Marrom : Fase

Se os fios do cabo de alimentação não coincidirem com as cores marcadas no plugue, faça o seguinte:

Conecte o fio verde e amarelo ao pino marcado pela letra "E", marcado pelo "Símbolo de aterramento" ou colorido em verde e amarelo ou em verde.

O fio azul deve ser conectado ao pino marcado pela letra "N" ou preto.

O fio marrom deve ser conectado ao pino marcado pela letra "L" ou vermelho.

Um fusível de 13 A é necessário no plugue, no adaptador ou na placa de distribuição.

Declaração de conformidade (países europeus)

Aprovações e certificações

A Samsung Electronics declara que este produto [Xpress M267xN, Xpress M287xND] está em conformidade com os requisitos essenciais e outras cláusulas relevantes da Diretiva de baixa tensão (2006/95/EC), Diretiva da EMC (2004/108/EC).

Abaixo, a Samsung Electronics declara que este [Xpress M267xF, Xpress M267xFH, Xpress M267xFN, Xpress M267xHN, Xpress M287xFD, Xpress M287xHN, Xpress M287xDW, Xpress M287xFW, Xpress M288xFW, Xpress M288xHW] está em conformidade com os requisitos essenciais e outras provisões relevantes da Diretiva R&TTE 1999/5/EC.

A declaração de conformidade pode ser consultada em www.samsung.com, vá para Suporte > Download geral e insira o nome da sua impressora (multifuncional) para percorrer a EuDoC.

1º de janeiro de 1995: Diretiva do conselho 2006/95/EC – aproximação das leis dos estados-membros no que diz respeito a equipamentos de baixa tensão.

1º de janeiro de 1996: Diretiva do conselho 2004/108/EC, aproximação das leis dos estados-membros no que diz respeito à compatibilidade eletromagnética.

9 de março de 1999: Diretiva do conselho 1999/5/EC sobre equipamentos de rádio e equipamentos de terminal de telecomunicações e o reconhecimento mútuo da conformidade. Uma declaração completa com a definição das diretivas relevantes e os padrões referenciados pode ser obtida junto ao seu representante da Samsung Electronics Co., Ltd.

Certificação da EC

Certificação para a Diretiva 1999/5/EC sobre equipamentos de rádio e equipamentos de terminal de telecomunicações (FAX)

Este produto da Samsung foi auto-certificado pela Samsung para conexão do terminal único pan-europeu à rede telefônica pública comutada (PSTN) analógica de acordo com a Diretiva 1999/5/EC. O produto foi desenvolvido para trabalhar com PSTNs nacionais e PBXs compatíveis dos países europeus:

No caso de problemas, entre em contato com o Laboratório de controle de qualidade europeu da Samsung Electronics Co., Ltd. em primeira instância.

O produto foi testado em relação ao TBR21. Para ajuda no uso e aplicação do equipamento terminal que está em conformidade com este padrão, o European Telecommunication Standards Institute (ETSI) emitiu um documento de aviso (EG 201 121) que contém notas e requisitos adicionais para garantir a compatibilidade de rede dos terminais TBR21. O produto foi desenvolvido de acordo com, e apresenta total conformidade com, todas as notas de aviso relevantes contidas neste documento.

Informações de aprovação de rádio da Europa (para produtos equipados com dispositivos de rádio aprovados pela UE)

O sistema da impressora pode conter dispositivos de rede LAN via rádio de baixa potência integrados (dispositivos de comunicação sem fio por radiofrequência – RF), destinados à operação doméstica ou comercial, na faixa de 2.4/5 GHz. Esta seção aplica-se somente quando esses dispositivos estão presentes. Consulte a etiqueta do sistema para verificar a presença de dispositivos sem fio.

Os dispositivos sem fio que podem estar presentes no sistema só estarão qualificados para utilização na União Europeia ou em áreas associadas se a identificação CE estiver no registro do sistema.

A saída de energia dos dispositivos sem fio ou de dispositivos incorporados na impressora encontra-se bem abaixo dos limites de exposição a RF determinados pela Comissão Europeia na diretiva da R&TTE.

Estados europeus qualificados conforme as aprovações de dispositivos sem fio:

Países da UE

Estados europeus com restrições ao uso:

União Europeia

Países da EEA/EFTA

Não há limitações no momento.

Somente Israel

Declarações de conformidade com as regulamentações

Orientação sobre dispositivos sem fio

O sistema da impressora pode conter dispositivos de rede LAN via rádio de baixa potência integrados (dispositivos de comunicação sem fio por radiofrequência – RF) na faixa de 2,4/5 GHz. A seção a seguir apresenta uma descrição geral das considerações que devem ser observadas durante a utilização de dispositivos sem fio.

Limitações adicionais, cuidados e restrições em países específicos são indicados nas seções específicas de cada país (ou grupos de países). Os dispositivos sem fio do sistema estão qualificados para utilização nos países identificados na etiqueta de classificação do sistema com as marcas de aprovação de rádio. Se o nome do país em que os dispositivos sem fio serão usados não estiver relacionado, entre em contato com o órgão local de aprovação de dispositivos de rádio para obter informações sobre os requisitos. Os dispositivos sem fio são regulamentados de forma rigorosa e é possível que a utilização não esteja autorizada.

A emissão de energia dos dispositivos sem fio internos da impressora está abaixo dos limites de exposição à radiofrequência conhecidos até o momento. Como os dispositivos sem fio (que podem estar incorporados à impressora) emitem menos energia do que o permitido pelas normas e recomendações de segurança sobre radiofrequência, o fabricante acredita que a utilização é segura. Independentemente dos níveis de potência, deve-se tentar minimizar o contato humano durante o funcionamento normal.

Como diretriz geral, um afastamento de 20 cm (8 pol.) entre o dispositivo e o corpo humano durante a utilização de dispositivos sem fio próximos ao corpo (extremidades não incluídas) é normal. Este dispositivo deverá ser usado a mais de 20 cm de distância do corpo quando os dispositivos sem fio estiverem ligados e transmitindo.

Este transmissor não deve ser usado em conjunto com outras antenas ou transmissores.

Algumas circunstâncias exigem restrições dos dispositivos sem fio. Exemplos das restrições mais comuns estão indicados a seguir:

A comunicação sem fio por radiofrequência pode interferir com equipamentos de aviação comercial. As regulamentações atuais de aviação exigem que os dispositivos sem fio sejam desligados durante viagens em aviões. Os dispositivos de comunicação IEEE 802.11 (também conhecidos como Ethernet sem fio) e Bluetooth são exemplos de equipamentos de comunicação sem fio.

Em ambientes onde o risco de interferência em outros dispositivos ou serviços é ou poderia ser prejudicial, as opções de utilização de dispositivos sem fio podem ser restringidas ou proibidas. Aeroportos, hospitais e atmosferas carregadas com oxigênio ou gases inflamáveis são exemplos em que o uso de dispositivos sem fio pode ser restringido ou proibido. Em caso de dúvida quanto à autorização para uso de dispositivos sem fio no ambiente, solicite permissão à autoridade pertinente antes de usá-los ou ligá-los.

Cada país possui suas próprias restrições à utilização de dispositivos sem fio. Como o seu sistema está equipado com um dispositivo sem fio, verifique junto às autoridades locais responsáveis pela aprovação de equipamentos de rádio a existência de quaisquer restrições ao uso de determinados aparelhos sem fio no país de destino ao transportá-lo em viagens internacionais.

Caso o seu sistema esteja equipado com dispositivos internos sem fio, use o equipamento somente se todas as tampas e proteções estiverem em seus devidos lugares e o sistema estiver integralmente montado.

Os dispositivos sem fio não podem ser reparados pelo usuário. Não os modifique em nenhuma circunstância. A modificação de dispositivos sem fio anulará a autorização para operá-los. Entre em contato com o fabricante para efetuar a manutenção.

Use apenas drivers aprovados pelo país onde o dispositivo será usado. Consulte o kit de restauração do sistema do fabricante ou entre em contato com o suporte técnico para obter mais informações.

Somente China